Frases do Livro O Fascismo Eterno

Página inicialFrases de livrosFrases do Livro O Fascismo Eterno

As melhores e mais incríveis frases do livro O Fascismo Eterno de Umberto Eco. Mensagens, pensamentos, citações e trechos marcantes para reflexão!


Frases do Livro O Fascismo Eterno para conhecer mais sobre história:


“A liberação foi um empreendimento comum de gente das mais diversas cores.”


“A partir do momento em que os inimigos podem e devem ser derrotados, tem que haver uma batalha final.”


“A paz deu-me uma sensação curiosa. Haviam me dito que a guerra permanente era a condição normal de um jovem italiano.”


“A repressão provoca neuroses.”


“A vida não é fácil assim!”


“Acontece com a noção de ‘fascismo’ aquilo que acontece com a noção de ‘jogo’. Um jogopode ser ou não competitivo, pode envolver uma ou mais pessoas, pode exigir alguma habilidade particular ou nenhuma, pode envolver dinheiro ou não.”


“A repressão provoca neuroses.” Frases do Livro O Fascismo Eterno
“A repressão provoca neuroses.”

Frases de Umberto Eco no Livro O Fascismo Eterno


“Cada um é educado para tornar-se um herói. Em qualquer mitologia, o ‘herói’ é um ser excepcional, mas na ideologia Ur-Fascista o heroísmo é a norma.”


“Cada vez que um político põe em dúvida a legitimidade do Parlamento por não representar mais a “voz do povo”, pode-se sentir o cheiro de Ur-Fascismo.”


“Como eu era um garoto esperto, logo me dei conta de que era impossível que tantos partidos tivessem aparecido de um dia para o outro.”


“Como nenhuma quantidade de seres humanos pode ter uma vontade comum, o líder apresenta-se como seu intérprete.”


“Como tanto a guerra permanente como o heroísmo são jogos difíceis de jogar.”
“Depois de tantos sacrifícios dolorosos… aqui estamos. Glória aos que caíram pela liberdade.”


“A vida não é fácil assim!” Frases do Livro O Fascismo Eterno
“A vida não é fácil assim!”

Frases do Livro O Fascismo Eterno de Umberto Eco


“Em uma democracia, os cidadãos gozam de direitos individuais, mas o conjunto de cidadãos só é dotado de impacto político do ponto de vista quantitativo (as decisões da maioria são acatadas).”


“Era impossível que tantos partidos tivessem aparecido de um dia para o outro. Entendi assim que eles já existiam como organizações clandestinas.”


“Fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis.”


“Fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar o indicador para cada uma de suas novas formas — a cada dia, em cada lugar do mundo.”


“Haviam me dito que a guerra permanente era a condição normal de um jovem italiano.”


“Fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis.”
“Fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis.”

Frases com imagens do livro O Fascismo Eterno


“Liberdade, liberação são uma tarefa que não acaba nunca.”


“Não penso que o nazismo, e sua forma original, esteja ressurgindo como movimento capaz de mobilizar uma nação inteira.”


“No curso da história, todos os elitismos aristocráticos e militaristas implicaram o desprezo pelos fracos.”


“O elitismo é um aspecto típico de qualquer ideologia reacionária, enquanto fundamentalmente aristocrática.”


“O fascismo não tinha bases filosóficas, mas do ponto de vista emocional era firmemente articulado a alguns arquétipos.”


“O herói Ur-Fascista espera impacientemente pela morte. E sua impaciência, é preciso ressaltar, consegue na maior parte das vezes levar os outros à morte.”


“Liberdade, liberação são uma tarefa que não acaba nunca.”
“Liberdade, liberação são uma tarefa que não acaba nunca.”

Imagens com frases do livro O Fascismo Eterno


“O irracionalismo depende também do culto da ação pela ação. A ação é bela em si, portanto, deve ser realizada antes de e sem nenhuma reflexão. Pensar é uma forma de castração.”


“O líder, que sabem muito em que seu poder não foi obtido por delegação, mas conquistado pela força, sabe também que sua força baseia-se na debilidade das massas, tão fracas que têm necessidade e merecem um ‘dominador’.”


“O nazismo é fundamentalmente pagão, politeísta e anticristão, ou não é nazismo. Ao contrário, pode-se jogar com o fascismo de muitas maneiras, e o nome do jogo não muda.”


“O nazismo era decididamente anticristão e neopagão.”


“O povo é, assim, apenas uma ficção teatral.”


“O primeiro apelo de um movimento fascista ou que está se tornando fascista é contra os intrusos. O Ur- Fascismo é, portanto, racista por definição.”


“O povo é, assim, apenas uma ficção teatral.”
“O povo é, assim, apenas uma ficção teatral.”

Mensagens de Umberto Eco


“Os fascismos estão condenados a perder suas guerras, pois são constitutivamente incapazes de avaliar com objetividade a força do inimigo.”


“Os jogos são uma série de atividades diversas que apresentam apenas alguma semelhança de família.”


“Os primeiros futuristas italianos eram nacionalistas, favoreciam por motivos estéticos a participação da Itália na Primeira Guerra Mundial, celebravam a velocidade, a violência, o risco.”


“Para o Ur-Fascismo não há luta pela vida, mas antes ‘vida para a luta’. Logo, o pacifismo é conluio com o inimigo; o pacifismo é mau porque a vida é uma guerra permanente.”


“Para o Ur-Fascismo os indivíduos enquanto indivíduos não têm direitos e ‘o povo’ concebido como uma qualidade, uma entidade monolítica que exprime ‘a vontade comum’.”


“Perdoar não significa esquecer.”


“Perdoar não significa esquecer.”
“Perdoar não significa esquecer.”

Citações para status do Umberto Eco


“Pessoas normais dizem que a morte é desagradável, mas é preciso enfrentá-la com dignidade; aos crentes, diz-se que é um modo doloroso de atingir a felicidade sobrenatural.”


“Se a reconciliação significa compaixão e respeito por todos aqueles que lutaram sua guerra de boa-fé, perdoar não significa esquecer.”


“Tais características não podem ser reunidas em um sistema; muitas se contradizem entre si e são típicas de outras formas de despotismo ou fanatismo.”


“Todos os cidadãos pertencem ao melhor povo do mundo, os membros do partido são os melhores cidadãos, todo cidadão pode (ou deve) tornar-se membro do partido.”


“Uma das características dos fascismos históricos tem sido o apelo às classes médias frustradas, desvalorizadas por alguma crise econômica ou humilhação política, assustadas pela pressão dos grupos sociais subalternos.”


Gostou das frases do livro O Fascismo Eterno?

Confira também

Frases do livro A Revolução Dos Bichos